CHÁ DE ERVA-MATE EMAGRECE E REDUZ O APETITE

Efeitos e propriedades medicinais do chá de erva-mate (Ilex paraguariensis) para emagrecer e retardar o aparecimento de ácido láctico nos músculos.
Erva-mate – Ilex paraguariensis
O chá de erva-mate (Ilex paraguariensis) é produzido utilizando as folhas de seu próprio arbusto, que pode atingir até 12 metros de altura. Originária dos rios Paraná e Paraguay, é amplamente cultivada comercialmente na Argentina (maior produtor mundial, detentor de 66% da produção), Brasil (28%), Paraguai (6%) e Bolívia, contudo, é encontrada e consumida por toda a América do Sul desde o século XIX.
Benefícios da erva-mate para emagrecer
A erva-mate possui um efeito relaxante que pode acalmar as emoções e tornar as pessoas menos propensas a comer em excesso enquanto estiverem estressadas, vez que a alimentação excessiva é um conhecido efeito colateral do estresse. Além disso, o chá de erva-mate possui propriedades medicinais que ajudam a abrandar a taxa de esvaziamento gástrico. Isto leva as pessoas em dietas a se sentirem mais saciadas e com menor apetite.
A erva-mate já foi apontada por supostamente possuir um ingrediente conhecido como mateína (mateine), um estimulante semelhante à cafeína, que pode ajudar a aumentar a atividade do metabolismo e disponibilidade de energia, auxiliando assim, na queima de gordura, sem causar alguns dos efeitos secundários do café. No entanto, um estudo elaborado pela Faculdade de Engenharia da UNICEN¹ (Argentina), afirmou que o chá-mate não possui mateína, mas simplesmente cafeína. Segundo Oscar Díaz, autor do estudo, a constatação científica não prejudica em nada o chá-mate e, que ainda assim, há variações de compostos presentes em cada erva-mate, sobretudo as processadas artesanalmente.
Além disso a erva-mate é conhecida por retardar o aparecimento de ácido láctico nos músculos, uma condição que ocorre após a realização de muitos exercícios. O acumulo excessivo de ácido láctico provoca uma sensação de desconforto. Sem o acúmulo de acido láctico no corpo é possível realizar mais exercícios por mais tempo do que o habitual, incrementando assim a capacidade do organismo de queimar mais gorduras.
Referências:
¹ Confirman en Ingeniería que el mate no tiene mateína, sino cafeína. Facultad de Ingeniería. UNICEN
International Journal of Cancer: High-Temperature Beverages and Foods and Esophageal Cancer Risk — A Systematic Review
Drinking Yerba Mate for Fat Burning. Fitday
Referências:
¹ Confirman en Ingeniería que el mate no tiene mateína, sino cafeína. Facultad de Ingeniería. UNICEN
International Journal of Cancer: High-Temperature Beverages and Foods and Esophageal Cancer Risk — A Systematic Review
Drinking Yerba Mate for Fat Burning. Fitday
Nenhum comentário:
Postar um comentário